O que significa Sipat? O que é CIPA? Qual a diferença entre CIPA e Sipat?

O que significa Sipat? O que é CIPA? Qual a diferença entre CIPA e Sipat?

Sipat é uma sigla que significa Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. CIPA é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. A Sipat é um evento anual, enquanto a CIPA é uma comissão formada por colaboradores da empresa. Essas são as definições básicas das três perguntas apresentadas no título deste post. Quer saber mais? Então continue a leitura, que com certeza será proveitosa para você!

O que é Sipat?

A Sipat é um evento em que são realizadas diversas atividades direcionadas à prevenção de acidentes no ambiente de trabalho e de doenças ocupacionais. Toda empresa que possuir uma CIPA precisará obrigatoriamente realizar uma Sipat. O principal objetivo da Sipat é conscientizar e proporcionar momentos de reflexão ao maior número possível de colaboradores a respeito da importância da segurança no trabalho, de esforços para evitar acidentes, do combate a doenças e da qualidade de vida no trabalho e também na vida pessoal.

A Sipat geralmente aborda temas relacionados ao dia a dia da empresa. Pode ser baseado, por exemplo, nos últimos relatórios sobre acidentes de trabalho (local da ocorrência, principal motivo e contramedidas) e a partir disso contar com palestras, oficinas e mais acerca desse tema específico. Por exemplo, se houve uma queda de um local alto da empresa, o tema da Sipat pode ser sobre “orientações sobre uso de corrimão e distância e limites de segurança em lugares altos”.

Obrigatoriamente, a Sipat deve conter conteúdos relacionados à segurança no trabalho e prevenção de doenças. Neste caso, as atividades podem envolver assuntos como postura correta, uso de EPIs e EPCs, o que fazer em incêndios, primeiros socorros, entre outros. Também, metade das palestras devem ser relacionadas a esses dois temas, e a outra metade sobre a importância de se manter saudável, podendo ter assuntos relacionados à: diabetes, alcoolismo, tabagismo, saúde mental, sono saudável, nutrição, ginástica e alongamentos, rotina de atividades físicas, entre outros.

Já que o objetivo desse evento é atingir o maior número possível de pessoas, é importante definir a data com antecedência para evitar imprevistos e já deixar a data marcada na agenda de todos. As palestras e atividades devem ter relação com os principais problemas apontados nos últimos relatórios de acidentes, além de sugestões dadas pelos colaboradores.

O que fazer na Sipat?

O que pode ser feito além de palestras? Para motivar seus colaboradores a participarem ativamente da Sipat, pode-se fazer: oficinas, gincanas, sessões de ginástica, jogos, dinâmicas em grupo, exames em massa, participação da família e também a distribuição de brindes para Sipat, que são uma ótima ferramenta para engajar seus colaboradores nas pautas importantes consideradas durante esse evento. Outros profissionais de fora da empresa também podem ser convidados para dar palestras.

Quando realizar a Sipat?

Quando a Sipat deve ser realizada dentro de uma empresa? Não existe uma data estipulada para isso. Como envolve uma semana inteira de atividades e tem-se por objetivo alcançar o maior número de colaboradores, é importante escolher uma data em que o maior número de pessoas estejam disponíveis e que o volume de trabalho não seja tão grande, facilitando o andamento do evento.

O que é CIPA?

A CIPA é uma comissão interna composta por colaboradores da própria empresa que tem por objetivo criar campanhas visando a diminuição de acidentes de trabalho e também organizar todos os aspectos da Sipat. A maioria das empresas com mais de 20 funcionários precisa ter obrigatoriamente uma CIPA constituída. Dependendo do setor econômico da empresa, esse número pode mudar para um mínimo de 30 ou 50 colaboradores. A CIPA é regulada por diversas leis trabalhistas, sendo a norma NR-5 a principal fonte das funções e funcionamentos da CIPA.

O número de participantes da CIPA depende do número de funcionários da empresa e também do nível de risco da atividade praticada pelos colaboradores da empresa (que pode ser consultado no CNAE). Toda CIPA deve conter pelo menos um presidente, um vice-presidente e um secretário. Os integrantes são escolhidos por votação, mas também toda CIPA possui um colaborador indicado pela empresa, que a representa oficialmente. Os colaboradores que fazem parte da CIPA não podem ser demitidos sem justa causa durante o período de mandato. Os cipeiros recebem um treinamento especial sobre as funções que deverão exercer no seu período de mandato.

A CIPA é muito importante dentro das empresas, já que, fazendo-se um bom trabalho, pode contribuir para a diminuição de acidentes e gastos e dar um direcionamento sobre que tipos de treinamentos são necessários para melhorar o ambiente de trabalho da empresa. As principais atividades da CIPA são: identificar os pontos de risco na empresa, validar se as normas de segurança estão sendo cumpridas, realizar relatórios sobre o ambiente e o dia a dia do trabalho quanto à segurança, estabelecer e executar atividades voltadas à prevenção de acidentes e avaliar periodicamente o local de trabalho, buscando identificar possíveis pontos de melhoria estrutural/organizacional/processual.

A CIPA costuma realizar reuniões mensais, nas quais as metas são definidas, bem como os problemas mais críticos e as formas de combatê-los são apontados. Uma forma muito eficaz de engajar os colaboradores que participam da CIPA de sua empresa a serem ativos nas suas designações é a distribuição de brindes para CIPA aos integrantes. Estes podem ser cadernos personalizados, copos personalizados, bottons personalizados e outros.

Qual a diferença entre CIPA e Sipat?

Como abordado no decorrer deste artigo, podemos perceber que CIPA e Sipat são coisas completamente diferentes. Aqui, listaremos algumas diferenças principais:

  • A CIPA é quase um departamento da empresa, enquanto a Sipat é um evento;
  • A CIPA trabalha o ano todo realizando análises e ações em busca da prevenção de acidentes e doenças de trabalho, enquanto a Sipat é um evento que acontece apenas uma vez por ano;
  • A CIPA é constituída por colaboradores da empresa, enquanto a Sipat pode ter a participação de colaboradores, convidados e até mesmo de familiares dos funcionários.

Estas são algumas das características que diferenciam a CIPA da Sipat, entre tantas outras. Você sabia de tudo isso? Apesar das diferenças, a CIPA e Sipat possuem uma característica em comum: ambas podem se beneficiar de brindes corporativos personalizados. Brindes CIPA podem ser usados para engajar os colaboradores que fazem parte da comissão. Brindes Sipat podem ser usados como ferramenta de conscientização e também de engajamento nas importantes causas abordadas durante o evento. Esperamos que essas dicas possam ser úteis para tornar a Sipat e CIPA de sua empresa cada vez melhores e mais efetivas nas suas principais funções: a prevenção de acidentes e doenças no trabalho!